Av. Ana Costa, 296, 3º Andar - Campo Grande - Santos/SP


Av. 9 de Abril, 2.950, Térreo - Vila Nova - Cubatão

Artigos


Aborto é definido como perda da gestação antes de 20 semanas. A incidência de aborto na população geral gira em torno de 10 a 15 % e a principal causa é genética.

O Aborto de Repetição é definido como perda de três ou mais gestações. Nesses casos deve-se proceder uma investigação afim de conhecer a causa específica desta patologia. As causas de perda gestacional de repetição podem ser divididas em:

Abortamento habitualCausas Genéticas: são as alterações cromossômicas. Podem acontecer ao acaso ou induzidas por uma alteração cromossômica dos pais. O exame que deve ser feito nesses casos é o Cariótipo dos pais.
Causas Anatômicas: algumas alterações da cavidade uterina podem prejudicar o desenvolvimento da gestação; dentre elas miomas, pólipos e mal formações uterinas, entre outras.
Causas Endócrinas: as deficiências na produção de hormônios responsáveis pela ovulação e pela produção de progesterona podem levar à dificuldade de engravidar ou mesmo em manter a gestação. Doenças como Diabetes Melitus e Hipotireoidismo também podem ser considerados fatores causais de aborto .
Causas Infecciosas: algumas doenças podem provocar perda gestacional no início de seu desenvolvimento. Dentre as mais conhecidas podemos citar a Toxoplasmose.
Causas Hematológicas: alterações dos fatores de coagulação constituem uma importante causa de aborto de repetição, uma vez que podem levar ao mau funcionamento da placenta.
Causas Imunológicas: o sistema imunológico da mãe reconhece o embrião como “estranho” e cria anticorpos contra ele. Deve-se realizar pesquisa imunológica e o tratamento pode ser feito com medicações e/ou vacinas.

Apesar do avanço tecnológico e científico, ainda se desconhecem muitas causas relacionadas à perda gestacional de repetição. Desse modo o acompanhamento médico multidisciplinar é primordial, já que a interação entre o obstetra, o ultrassonografista e o geneticista é fundamental para o sucesso da gestação.

Autora: Dra. Juliana Ribeiro Stivaletti – CRM: 104.872
Médica especialista em Ultra-sonografia Ginecológica, Obstétrica e Medicina Fetal pela FEBRASGO e Membro da equipe da Saudimagem.

Na Saudimagem é realizado serviço de assessoria especial à gestante. Consulte os nossos médicos.