Av. Ana Costa, 296, 3º Andar - Campo Grande - Santos/SP


Av. 9 de Abril, 2.950, Térreo - Vila Nova - Cubatão

Artigos


O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres.
Assim como os outros tipos de câncer, o de mama também é uma doença fundamentalmente genética, que se origina de alteração celular. Portanto, mesmo não apresentando nenhum fator de risco, toda mulher pode desenvolver câncer de mama.

O câncer de mama tem cura quando detectado precocemente. Por essa razão, toda mulher dever iniciar a prevenção a partir dos 40 anos, realizando anualmente a mamografia, que é a técnica mais eficiente para diagnosticar esse tipo de câncer no estágio inicial.

Prevenção do câncer de mamaExistem numerosos trabalhos que mostram redução no número de mortes por câncer de mama nas mulheres que realizam mamografia de rotina em intervalos periódicos. Isso se deve ao tamanho pequeno dos tumores detectados pelo método, descobertos antes deles se tornarem clinicamente palpáveis, o que possibilita a realização de tratamentos menos agressivos e alta probabilidade de cura.

A mamografia é atualmente, o melhor exame de imagem para detecção precoce docâncer de mama, mas como qualquer método tem suas limitações. Nas mulheres com mamas muito densas (aquelas que apresentam mamas muito glandulares – isso é uma variação anatômica e não uma doença), a sensibilidade da mamografia pode ser um pouco menor, podendo ser indicada a ultra-sonografia como exame complementar ao estudo mamográfico, já que os dois métodos realizados conjuntamente têm a sensibilidade para detecção do câncer em torno de 91 a 95% .

Autor: Dr. José Carlos Gaspar Jr. – CRM: 70.314
Médico especialista em Ultra-sonografia Ginecológica, Obstétrica e Medicina Fetal pela FEBRASGO, médico especialista em diagnóstico por imagem das doenças da mama, Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e também Membro da equipe da Saudimagem.

Na Saudimagem é realizado serviço de assessoria especial à gestante. Consulte os nossos médicos.