Av. Ana Costa, 296, 3º Andar - Campo Grande - Santos/SP


Av. 9 de Abril, 2.950, Térreo - Vila Nova - Cubatão

Exames


Mamografia

Mamografia é o principal exame para detectar o câncer de mama.

A mamografia é um exame radiológico para avaliação das mamas, feita com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. Pode identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Este exame é usado para detecção precoce do câncer de mama antes mesmo de ser identificado clinicamente por meio da palpação. O estudo Swedish Two-County Trial of mammographic screening, feito com 133.065 mulheres durante quase três décadas, mostrou que a mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes do câncer de mama.

Tipos de mamografia
Existem dois tipos de aparelhos de mamografia: o convencional e o digital. Ambos utilizam o raio-X para a produção da imagem da mama. A diferença está na forma como ocorre a captação da imagem mamográfica.
• Mamografia convencional: utiliza com um filme que após a exposição da mama ao raio-X deve ser processado. A imagem da mama é armazenada no próprio filme e caso haja algum problema técnico com o filme, este terá que ser refeito.
• Mamografia digital: utiliza um detector que transforma o raio-X em sinal elétrico e transmite para um computador. A mamografia digital oferece vantagens em relação à convencional. A imagem mamográfica pode ser armazenada e recuperada eletronicamente. Permite ao radiologista ajustar as imagens, no próprio monitor da estação de trabalho, realçando ou ampliando alguma área, para melhor analisá-la. Existem, ainda, softwares que auxiliam na detecção de lesões. Com todas essas ferramentas, a mamografia digital pode requerer menor repetição de imagens em relação à analógica, reduzindo assim a exposição à radiação.

Mamografia digital tem imagem exibida no computador
Até o momento, os estudos não demonstraram diferenças significativas entre a mamografia digital e analógica, com relação à capacidade de detecção do câncer de mama para a população geral. No entanto, a mamografia digital parece ser mais precisa do que a mamografia convencional em mulheres mais jovens e com mamas densas.

Mama
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 – INCA)
Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 – SIM)

FONTE: INCA – INSTITUTO NACIONAL DO CANCER

Equipamentos

MAMÓGRAFO – HOLOGIC LORAD M-IV PLATINIUM HTC
Tubo de Raios X com Tecnologia Bi-Angular
Projetado para utilizar altas velocidades de rotação do anodo, este tubo fornece aumento da carga de mA, mantendo a eficiência do tamanho do ponto focal. Isto reduz o tempo de exposição, reduz a movimentação e melhora a imagem adquirida no foco grosso e fino. Esta alta performance do tubo ajuda a produção excepcional de qualidade e alta resolução das imagens de campo completo – rotina no foco grosso e as imagens magnificadas em foco fino.

Foco Fino: Otimiza as imagens de vistas magnificadas
Foco Grosso: Otimiza as imagens de vistas do campo completo – rotina

QUALIDADE DE IMAGEM
Grade HTC (Alta Transmissão Celular);
Imagens com maior contraste;
Tubo de Raio-X Bi-Angular;
Tubo de alto desempenho para magnificações otimizadas;
AEC com 3 fotocélulas, 7 posições;
Exclusivo Controle de Exposição Automático (AEC) para seleção de técnica radiográfica mais precisa;
Compressor FAST;
Exclusivo sistema auto ajustável, totalmente automático, para compressão mais uniforme.

FACILIDADE DE OPERAÇÃO
Auto-filtro;
Seleção prática dos ajustes adequados de exposição e filtragem;
Colimação automática;
Eliminação completa de ajustes manuais;
Quatro modos de exposição;
De “Totalmente Automático” à “Totalmente Selecionável” pelo operador.